Informação Financeira e Tomada de Decisões
A CONTABILIDADE constitui um sistema de informação para a gestão e uma das suas ferramentas essenciais para a governação.
“A prova documental, fundamento e base de contabilidade, assume uma relevância determinante no mundo jurídico, judicial e dos negócios, devendo ser suportada por documentação fidedigna, classificada, registada e arquivada de harmonia com o previsto na lei.”
“A contabilidade organizada para além de uma imposição legal, nos termos da lei fiscal e comercial, constitui um meio eficiente de Gestão, Coordenação e Controlo da actividade empresarial.”
A harmonização contabilística Internacional foi empreendida por diversos organismos, dos quais se destaca o Internacional Contabilidade de Conselho de Normas.
Portugal, como membro da União Europeia, também impôs às suas empresas a adopção deste núcleo de normas e reformulou o seu normativo nacional no sentido de eliminar as incompatibilidades com as normas internacionais.
O “SNC-Sistemas de Normalização Contabilistica”, em vigor em Portugal a partir de 1 de Janeiro de 2010 prefigura um modelo baseado em princípios e não em regras, aderente ao modelo do IASB (Internacional Contabilidade de Conselho de Normas) adaptado na União Europeia, mas garantindo a compatibilidade com as Directivas Contabilísticas Comunitárias.
A INFORCÉREBRO conta com um grupo de especialistas em Normas Internacionais de Relato Financeiro (“IFRS”) podendo assistir os seus clientes em sede desta matéria, designadamente ao nível do acompanhamento e aconselhamento na implementação de uma estrutura de relato financeiro alicerçada nestas normas.